NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 21-31
Neste trabalho, objetiva-se entender o caráter estruturado ou ordenado das praticas sociais, sem cair na concepção subjetivista, na qual seriam organizadas autônoma, consciente e deliberadamente pelos sujeitos sociais, tampouco, numa perspectiva objetivista, na qual as reduziria a uma execução mecânica de estruturas externas e reificadas, e também romper com o determinismo. Para isso, o autor se vale na pesquisa teórica e bibliográfica, com base na teoria marxista e por meio de uma teoria pratica centrada no conceito de habitus, para a busca da superação e resolução do dilema que se coloca entre o subjetivismo e o objetivismo. Segundo o autor, conclui-se que a posição que o sujeito ocupa na estrutura social, não o conduziria diretamente a agir em determinada direção, mas faria com que ele incorporasse um conjunto especifico de disposições, para a ação, um habitus, que o orientariam ao longo do tempo nas mais diversas situações sociais.
Palavras- chaves: subjetivismo; objetivismo; habitus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário