quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAPÍTULO 04 Bourdieu e a educação


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.83 a 121

O presente trabalho objetiva-se em mostrar as perspectivas defendidas por bourdieu, concernentes a função dos sistemas de ensino, ao funcionamento social das instituições escolares e a seu papel na reprodução das desigualdades sociais. Para tanto, o autor se subsidia na pesquisa bibliográfica e teórica, para discutir como a escola reproduz as desigualdades sociais. O autor enfatiza ainda, a questão do arbitrário cultural como um elemento que impede essa igualdade social. Em resultado, o autor sugere a possibilidade de se adotar uma pedagogia racional, onde os professores deveriam partir dos conhecimentos e das habilidades efetivamente possuídos pelos alunos, e fazê-lo progredir, por meio do uso de um sistema de métodos e técnicas de ensino, com relação à avaliação, os educadores deveriam avaliar os alunos, não somente pelos conteúdos, mas também pela organização escrita e oral.

Palavras Chaves: Escola. Desigualdades Sociais. Legitimação.

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