quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAPÍTULO 03 Bourdieu e a educação

NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.59 a 82

O presente trabalho discute sobre a herança cultural familiar, como um fator diferencial para o indivíduo no sistema escolar. Este trabalho tem como objetivo, expor as reflexões e analises de Bourdieu, sobre uma bagagem socialmente herdada que cada individuo possui segundo sua origem familiar, social e suas repercussões no plano das atitudes e comportamentos escolares. Através da pesquisa bibliográfica, o autor mostra a importância do capital cultural como herança familiar, mostra também, as disposições e estratégias de investimentos escolares, que seriam adotadas pelas classes populares, medias e pelas elites. Em resultado, o autor contrasta as classes dominantes, com as dominadas, onde as dominadas seriam propensas a um investimento escolar mais extenso, visando o acesso as carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino, já as dominantes, tenderiam a buscar na escola, uma certificação que legitimaria o acesso as posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.

Palavras – chaves: herança familiar; posição social; capital.

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